Começou com um ato selvagem, mas graças aos defensores do bem-estar dos animais, um grupo de especialistas dedicados e com tecnologias 3D de ponta, um jovem tucano costarriquenho tornou-se um símbolo nacional de perseverança e esperança.

O tucano, chamado de Grécia naa região em que vive, foi atacado por pessoas e perdeu quase toda a parte superior de seu bico. Felizmente, o pássaro machucado foi encontrado e levado para Zoo Ave, o maior centro de resgate de animais da América Central, para cuidados e recuperação.

O ataque da Grecia recebeu ampla atenção da mídia, desencadeando uma série de protestos e propôs legislação na Costa Rica para uma melhor proteção animal. Uma campanha de financiamento da multidão arrecadou mais de US $ 10.000 para o tratamento da Grecia.

O começo

A história da Grecia chamou a atenção do Grupo SG em San José, Costa Rica . Como distribuidor de produtos 3D Systems, o Grupo SG estava em condições de oferecer uma cadeia completa de soluções 3D, desde a scanneamento até a modelagem e a impressão 3D, para ajudar o retorno do tucano à saúde.

O Grupo SG , com uma equipe liderada por Thomas Lange e Karley Fu, forneceu conhecimentos técnicos e especialistas regionais conectados em design industrial, odontologia, nanotecnologia e zoologia aos recursos de tecnologia 3D.

Depois de dar tempo para que a parte restante do bico superior do tucanose endurecesse, o Grupo SG usou um scanner Artec Spider 3D para capturar dimensões e recursos do bico da Grécia e áreas circundantes. O tucano precisava estar acordado durante o processo.

“Escanear um tucano ao vivo sem anestesia foi difícil”, diz Esteban Murillo, representante de vendas do Grupo SG. “Nós fizemos duas ou três varreduras diferentes para garantir que tivéssemos todos os dados que precisávamos. O tucano ficou muito quieto, mas o relógio estava marcando.

O Grupo SG também digitalizou um bico inteiro de um tucano morto para obter dados adicionais.

O software Geomagic® Wrap® da 3D Systems foi utilizado para processar e modificar dados de digitalização 3D em modelos 3D. O software Geomagic Control ™, tipicamente usado para inspeção 3D de produtos industriais, foi utilizado para obter medições e analisar a geometria.

Modelando o novo bico

O Grupo SG compartilhou fotos, documentos, arquivos de digitalização e requisitos com Youngkwan Joo, especialista em engenharia inversa 3D da equipe de modelagem 3D Systems em Seul, Coréia do Sul.

Joo trabalhou com dois conjuntos de dados: um da varredura do bico quebrado da Grécia e o outro de todo o bico do tucano morto. Seu primeiro passo foi projetar um bico bem equipado para a Grécia usando o software Geomagic Freeform® da 3D Systems.

A Geomagic Freeform permite aos usuários esculpir modelos de argila virtual em formas de precisão de forma orgânica. A solução inclui um dispositivo haptic Geomagic® Touch ™ X – uma verdadeira interface 3D com feedback de força para tornar o design tão intuitivo quanto trabalhar em argila real.

Joo trouxe os modelos da Geomagic Freeform para o Geomagic Design ™ X, a solução ideal para converter dados de malha digitalizada em modelos CAD . O Geomagic Design X oferece extração automática e orientada de modelo sólido, montagem de superfície exata para varreduras 3D orgânicas e edição de malha e processamento de nuvem pontual para projetos prontos para fabricação.

Depois de modelar o bico, Joo projetou um boné para anexar o bico prostético ao que permaneceu do bico superior da Grecia. A tampa foi projetada para permitir que o bico prostético seja removido para limpeza e para que um bico maior seja inserido ao longo do tempo, uma vez que a Grécia ainda está crescendo.

Joo diz que o trabalho de design foi feito durante um período de dois meses, mas o tempo real que ele passou foi menos de uma dúzia de horas para várias versões do bico e pequenas modificações.

“O tempo foi salvo por causa do poder do Geomagic Design X como modelador paramétrico”, diz Joo. “Os comandos do Design X são bem otimizados para criar superfícies precisas e de alta qualidade de forma fácil e rápida a partir de dados de varredura. Ele também nos permite fazer modelagem CAD geral para trabalhos de design criativo “.

Selecionando o material certo

Os esforços colaborativos para o bico prostético também incluíram dois especialistas em materiais 3D em Estados Unidos – Steve Hanna, vice-presidente de vendas e marketing de materiais globais na região maior de Seattle, e Khalil Moussa, diretor sênior de P & D em materiais e processos em o Rock Hill, SC, sede da 3D Systems.

Hanna e Moussa estudaram as características dos bicos de tucano reais e os fatores de carga fornecidos pelos especialistas na Costa Rica e fizeram recomendações sobre impressoras e materiais.
O Grupo SG e a Moussa experimentaram o material CubePro Nylon para os protótipos iniciais e foram instalados no Duraform PA para a versão final. D uraform PA, um material de nylon robusto, foi escolhido por suas qualidades de força e durabilidade que combinam as necessidades da Grecia de preening, beber e comer.

A impressão final foi feita no Rock Hill em uma impressora de sinalização seletiva laser (SLS) 3D Systems ProX ™ 500 conhecida por produzir peças superiores com alta precisão, durabilidade e qualidade. O ProX 500 e Duraform PA são amplamente utilizados para peças aeroespaciais e dispositivos médicos biocompatíveis.

“Segunda chance de vida”

A prótese 3D e a prótese de bico foram enviadas para a Costa Rica para a operação da Grecia. A tampa foi anexada por cola epóxi à parte restante do bico do tucano e a prótese foi travada no lugar com uma dobradiça fixada. A equipe de cuidados escolheu não pintar o bico para servir como uma lembrança da tragédia e recuperação da Grécia.

A Grecia se adaptou muito rapidamente ao novo bico prostético. Dentro de dias, ele estava se preparando e comendo e bebendo normalmente. Ele está cantando melhor do que antes da prótese, de acordo com fontes da Zoo Ave.
Para o Grupo SG, o bico prostético não é apenas uma declaração de tecnologia importante, mas uma fonte de orgulho nacional.

“A voz da nação costarriquenha foi elevada em voz alta e clara, e temos o privilégio de fazer parte desse time que proporcionou uma segunda oportunidade de vida para esse belo sentiente”, diz Karley Fu. “Uma equipe de grandes humanos e talentosos profissionais executaram um ato de amor nunca antes visto em colaboração com as últimas tecnologias em 3D”.

 

1 2 3 4 5